8 dicas para fazer o pedido perfeito

Quem trabalha com logística sabe que nem sempre é possível fazer o pedido perfeito, com entregas dentro do prazo previsto, condições adequadas e toda documentação necessária. Isso porque erros em processos logísticos são relativamente fáceis de ocorrer. 

O que nem todo mundo sabe, porém, é que esses problemas geralmente ocorrem em cadeia. Quanto mais uma entrega atrasar ou gerar descontentamento e a insatisfação do cliente maiores as chances de que a distribuidora precise mediar a relação. 

Em muitos casos, o imprevisto pode ser resolvido com a oferta de alguma vantagem ao consumidor. Já em outros, precisa tirar do próprio bolso dinheiro para custear a devolução do pedido.

Para afastar sua empresa dessa sequência de erros temos algumas dicas para que seja possível alcançar as condições de fazer o pedido perfeito. Um processo com a menor quantidade possível de divergências e inconsistências entre as etapas. Acompanhe!

1. Previna-se de erros na anotação do pedido do cliente

Se toda venda se inicia com a anotação do pedido do cliente, procure reduzir ao máximo as chances de dupla interpretação ou informações incompletas

O formulário precisa ser objetivo e completo, além de testado junto a clientes e funcionários para que não restem dúvidas sobre as informações solicitadas. Evitar deixar campos em branco é outra boa dica para evitar problemas lá na frente.

ESTUDO DE CASO: Entenda como a Etna utiliza inteligência artificial para garantir produtos em mais de 100 pontos de vendas!

Se preferir facilitar o processo e reduzir drasticamente os riscos de erros, use a tecnologia como aliada. Diferente do processamento manual de pedidos, com a leitura automática e digitalização dos pedidos tudo ganha velocidade e qualidade.

2. Verifique o estoque antes de dar andamento à execução de um pedido perfeito

O que todo cliente quer é que sua solicitação chegue dentro do prazo previsto, certo? Assim sendo, a verificação de estoque é fundamental para garantir o cumprimento da data de entrega. Deve ser imediata.

Tenha em mente que para que um pedido perfeito possa acontecer é mais do que necessária a conferência de estoque. Um produto em falta pode não só impedir a execução do pedido perfeito, como também abalar a reputação da empresa, causar a insatisfação do cliente e gerar prejuízos financeiros.

3. Garanta as condições ideais de acondicionamento para cada produto

O pedido perfeito também envolve a integridade do produto que passa pela transportadora até chegar ao consumidor final. 

Para evitar erros como excesso de sol ou umidade, não é preciso apenas que o armazém tenha condições ideais para armazenar os produtos e sim que as instruções do fabricante sejam seguidas com rigor. Deve-se haver uma constante checagem de itens disponíveis. Um processo que pode ser aperfeiçoado com o uso de softwares de gestão de estoque.

Durante a separação de mercadorias, é importante checar as condições de cada produto. Assim, os prejuízos serão menores, pois o risco do cliente receber algum item com problema e solicitar devolução é menor.

4. Trabalhe com códigos de barra e sensores para reduzir problemas com a separação de produtos

Buscando ideias para otimizar processos para a separação de produtos? Investir em processos otimizados, separação automática a verificação por código de barras e sensores são boas ideias. Assim, o processo ganha velocidade e são reduzidos os riscos de falhas para selecionar os produtos que fazem parte de cada pedido.

5. Treine os motoristas e demais colaboradores para garantir um transporte de produtos eficiente e seguro

Concorda que de nada adianta dedicar esforços para fazer uma boa separação de mercadorias e acondicionar perfeitamente os produtos se o mesmo não acontece com o transporte? 

Treinar motoristas e demais colaboradores é a melhor forma de trazer segurança para a operação logística. Eles devem ser orientados sobre a natureza da carga a ser transportada para que tomem as precauções necessárias para que o pedido chegue sem avarias ao destinatário.

6. Faça um bom planejamento e execução das entregas

Para garantir que tudo ocorra dentro do planejado para o pedido perfeito é importante fazer o rastreamento da frota e manter contato em tempo real com o motorista. Assim, qualquer imprevisto pode ser passado rapidamente para a central que por sua vez pode renegociar prazos com o cliente.

LEIA TAMBÉM: Previsibilidade de vendas: por que ela é importante para o seu negócio?

Outra solução para reduzir as possibilidades de atrasos nas entregas é contar com o apoio de uma ferramenta de roteirização. O que melhora o planejamento das rotas, evita rotas desnecessárias, economiza combustível e simplifica o trabalho dos motoristas.

7. Identifique e crie indicadores de desempenho

Específicos e mensuráveis, os indicadores de desempenho logístico podem aumentar em muito o sucesso da empresa. 

8. Meça os resultados para garantir o pedido perfeito

A partir dos dados coletados com a análise da operação logística é possível incrementar e melhorar ainda mais estratégias e resultados futuros. Indicadores de desempenho devem ser a base da tomada de decisão assertiva, capaz de otimizar o tempo da equipe, identificar desvios e melhorar processos.

Agora que você já sabe os cuidados que precisa ter para garantir que o pedido perfeito chegue ao seu cliente sem nenhuma pendência. É hora de colocá-los em prática! 

E por mais cansativo que o processo de organizar a operação logística possa parecer, ele só trará benefícios para o seu negócio. Isso porque, além de aumentar a satisfação do cliente final, transmite também uma imagem de comprometimento e credibilidade para o contratante. Uma ajuda que faz com que a empresa conquiste cada vez mais pedidos.

Ficou com alguma dúvida sobre como fazer o pedido perfeito? Deixe seu comentário e vamos te ajudar sobre o assunto. 

Ainda não conhece a nossa solução para automatizar o abastecimento de estoque? Entre em contato e conheça a Plataforma  SeeB4 e descubra o que ela pode fazer pelo seu negócio!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Follow our posts and news

Our Clients

Become part of the network of clients who use our recommendations for making better business decisions regarding each link in the supply chain.

Stay on top of everything related to innovation in artificial intelligence applied to the supply chain. Subscribe to our newsletter.

CONTACT US

Rua Cardeal Arcoverde,2365
3º andar - Pinheiros
São Paulo / SP · 05407-003

COMPANY

Precisa de mais alguma coisa?

Fale com nossos especialista s e descubra como fazer seu negócio ser mais rentável.

You have chosen to receive the best sourcing decisions.

1.

Please, fill in the registration form to contact us.

2.

We would like to know a little more about your business.