Previsibilidade de vendas: por que ela é importante para o seu negócio?

Um dos grandes desafios enfrentados por pequenas e médias empresas é de se manter competitivo em um mercado cada vez mais acirrado. Para vencer esse grande desafio, é preciso se atentar a duas coisas: flexibilidade e previsibilidade

A primeira é  a capacidade de se adaptar às transformações do mercado. No entanto, só isso não basta. Por isso, a previsibilidade  vem para ajudar a identificar os movimentos necessários para acompanhar essas mudanças. 

E não estamos falando em previsões mágicas, mas sim em previsibilidade baseada em uma ferramenta de inteligência artificial capaz de ajudar no crescimento do seu negócio, Plataform SeeB4

Para quem ainda não tem familiaridade com o termo, os modelos matemáticos  de previsibilidade usando dados históricos são um dos principais recursos estratégicos para colocar as empresas na liderança de seus mercados.  Afinal, saber com antecedência o que pode ser feito para maximizar os resultados e otimizar os recursos é, provavelmente, o maior instrumento de que as empresas dispõem.

Mas, afinal, o que é previsibilidade de dados e como usá-la favor do seu negócio? 

previsibilidade de dados consiste em aplicar modelos matemáticos que auxiliam na identificação de comportamentos e tendências. É uma equação que envolve a tecnologia em Machine Learning (aprendizado da máquina) e Inteligência Artificial. 

É importante lembrar que os conceitos não são novos. O termo Inteligência Artificial foi usado pela primeira vez pelo professor John McCarthy, da Universidade de Stanford, em 1956, durante um congresso, referindo-se à capacidade de as máquinas resolverem problemas que antes dependiam exclusivamente de inteligência humana.

E deste período para cá, a capacidade das máquinas só multiplicou. Hoje em dia utilizamos esses recursos tecnológicos para um Deep Learning (conhecimento aprofundado) e extração em Processo de Linguagem Natural, que torna os resultados mais humanos.

Isso porque o Deep Learning configura parâmetros básicos sobre os dados e treina a inteligência artificial para aprender sozinha e reconhecer padrões em várias camadas de processamento. Pois é, não é magia, mas sim a tecnologia trabalhando a seu favor!

Com esse aprendizado, os modelos preditivos podem ser aplicados a qualquer área da organização, como financeiro, marketing ou logística. Ou seja, o intuito é descobrir padrões que poderiam não ser percebidos pela empresa, tomando decisões com base em dados que sugerem, com maior precisão, um cenário futuro.

Mas, como adaptar meu negócio à era da previsibilidade de dados?

Em seu livro “Transformação Digital: Repensando o seu Negócio para a Era Digital”, o especialista David L. Rodgers defende que a aplicação da previsibilidade deve atender a cinco pontos estratégicos: clientes, competição, dados, inovação e valor. 

E, se bem aplicados, suportam os três modelos preditivos adequados a todos os negócios. Veja abaixo quais são eles:

Modelo de previsão

Utiliza dados passados para prever acontecimentos futuros. É o caso da previsão de demandas, utilizada na gestão do estoque e produção.

Modelo de decisão

Combina diversas variáveis a fim de detectar a melhor escolha dentre as opções. É o caso da análise de investimentos, onde você compara projetos e seus respectivos ROIs.

Modelo de descrição

Analisa comportamentos para identificar relações entre duas variáveis. Por exemplo, quando analisamos fontes de tráfego de um site versus número de conversões.

Por que a previsibilidade é fundamental?

previsibilidade de dados possibilita que você tenha maior capacidade de tomar decisões assertivas, pois compreende os rumos que a empresa e o mercado estão tomando. Dessa forma, é possível antecipar-se às mudanças do mercado e criar soluções inovadoras para o seu negócio, a fim de oferecer experiências cada vez melhores para seu público-alvo.

Os modelos preditivos também apresentam tendências comportamentais dos clientes, como, por exemplo, o aumento ou a redução do lifetime value. Isto é, se o tempo de fidelização de seus clientes está diminuindo, significa que você precisa lançar mão de estratégias de retenção. 

E tal mudança só é percebida se você estiver acompanhando, dia a dia, o engajamento dos seus clientes, assim como o volume de compras, o ticket médio, e outros indicadores. Caso contrário, quando for perceber, o cliente já se foi.

Para isso é preciso se atentar aos três pilares dos modelos preditivos: coleta, análise e processamento assertivo de dados.

Também é possível usar a previsibilidade para otimizar recursos dentro da empresa. Afinal, avaliar de forma correta a previsão de demandas permite manter o estoque enxuto e girando, bem como a escolha das melhores rotas de distribuição que traz economia para os custos logísticos.Quer ter essas facilidades na sua empresa? Entre em contato e conheça a Plataforma  SeeB4 e descubra o que a previsibilidade de dados pode fazer pelo seu negócio!

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